terça-feira, 8 de setembro de 2020

Visita Orientada | Museu Visto à Lupa | A obra do Mestre de Santa Clara Tesouros Partilhados | ‘Virgem com o Menino e Dois Anjos’ | 10 setembro | 18h00

A mobilidade das coleções é uma prática atualmente consagrada que ajuda a aproximar cultura e cidadãos e a avaliar a dimensão do património museológico. ‘Tesouros Partilhados’ inscreve-se nesse conceito, unindo museus nacionais com interesses comuns, num projeto de divulgação de objetos de qualidade excecional. A apresentação da pintura do século XV, atribuída ao Mestre de Santa Clara - ‘Virgem com o Menino e Dois Anjos’ -, serve da melhor forma esse objetivo, nesta partilha entre o Museu Nacional de Arte Antiga e o Museu Nacional de Machado de Castro.
Na rúbrica 'Museu Visto à Lupa' apresenta-se a investigação iniciada em 2008, em torno do ‘Tríptico de Santa Clara' da coleção de pintura do MNMC.
Este estudo, cuja intervenção de conservação e restauro envolveu o recurso a modernos métodos de exame e análise que incluem a radiografia e a refletografia de infravermelho digitais, resultou num conhecimento aprofundado sobre esse conjunto retabular e outras obras relacionáveis com o seu autor, nomeadamente (a partir de 2015) a ‘Virgem com o Menino e dois Anjos’, que se insere na rúbrica Tesouros Partilhados, agora patente no núcleo da pintura do século XV.
As duas rúbricas que o MNMC apresenta nesta temporada constituem uma oportunidade única de conhecimento da obra do Mestre de Santa Clara, através do confronto de duas das suas mais importantes obras até hoje identificadas, e que pode conhecer em detalhe na visita orientada pela conservadora Virgínia Gomes, esta quinta-feira, às 18h00, na galeria de Pintura Portuguesa do MNMC.
 
Lotação condicionada e mediante inscrição: servicoseducativos@mnmc.dgpc.pt



Sem comentários:

Publicar um comentário